Sobre Nós

A GESTITOMÉ – Formação Profissional, Unipessoal LDA, foi criada em 2002, motivada pelas fortes carências da região. No seu pacto social inicial de constituição da empresa, apresenta como objeto social a Consultoria, Formação Profissional e Contabilidade. No entanto, é atualmente uma empresa especialmente vocacionada para a área da Formação Profissional, encontrando-se certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) como Entidade Formadora, desde dezembro de 2002, nos domínios: “organização e promoção”, e “desenvolvimento/execução” de formação profissional.

Possuímos um grande “Know-How” de base, pois a sócia gerente foi a responsável pela formação profissional de várias entidades agrícolas, entre 1991 e 1999, nomeadamente do “Centro de Gestão do Vale do Tua” e da “Associação de Olivicultores”, tendo apoiado estas entidades desde o levantamento de necessidades de formação à conceção, organização e desenvolvimento das ações de formação por elas promovidas. A experiência na área da formação, como também o conhecimento das verdadeiras carências da região foram fatores para que hoje sejamos uma Empresa de Formação solidamente implantada no mercado local.

Desde 2002, a Gestitomé tem vindo a afirmar-se e a consolidar-se como uma entidade sólida e competente, através do empenho junto dos seus clientes e implementação de boas práticas de trabalho. Por este motivo temos vindo progressivamente a alargar o nosso âmbito de intervenção, quer temático - diversificando as ações que propomos de modo a responder a um público cada vez mais diversificado e exigente - quer geográfico – organizando e executando intervenções formativas na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente nos concelhos do distrito e arredores, como por exemplo Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Vila Real e Chaves.

Para alcançar a idoneidade e procura de que neste momento somos alvo, contribui também o facto de dispormos de uma equipa de colaboradores, multidisciplinar e especializada que assegura a qualidade na prestação dos serviços.

No âmbito da formação profissional temos vindo a promover ações financiadas pelo Fundo Social Europeu, as quais visam aumentar a qualificação escolar e profissional, contribuindo para a diminuição das taxas de desemprego, para a manutenção dos postos de trabalho, assim como desenvolver e tornar mais competitivo o tecido empresarial local. Tem apostado ainda na formação não financiada, destinada essencialmente aos quadros técnicos da região, no sentido de caminhar cada vez mais para um quadro de autossustentação.

Apostamos essencialmente na área da formação profissional, trabalhando em parceria com algumas entidades do distrito com quem mantemos parcerias, nomeadamente a Associação Nacional de Criadores de Raça Churra Badana, Associação de Artesãos de Macedo de Cavaleiros e Centro Social Paroquial de Talhas ambos no concelho de Macedo de Cavaleiros. No Concelho de Mirandela trabalhamos em parceria com o Centro Social Paroquial do Romeu, Centro Social Paroquial S. Miguel de Frechas, Centro Social Nossa Senhora do Amparo, Cooperativa dos Produtores de Mel da Terra Quente e Frutos Secos e APPACDM-Mirandela.

Atualmente a Gestitomé atua ao nível do mercado de trabalho, aplicando inquéritos aos interessados em frequentar ações de formação na Gestitomé, para averiguar quais as suas preferências e necessidades de formação.